quinta-feira, maio 18, 2006

Sinceramente...


Um dos maiores riscos que corremos durante a nossa vida é o da sinceridade.

As bestas primitivas das quais descendemos confiavam quando isso os impelia a sobreviver. Naturalmente que, uns meses mais tarde nós mudámos. Talvez fosse altura de perceber o fenómeno.

O medo da sinceridade (como qualquer medo, é sensato) provém da sensação de inferioridade em que nos colocamos ao admitir que alguém nos conheça, entre no nosso círculo. Apelidamo-nos de ingénuos quando o fazemos e, mesmo com os melhores amigos, o in vino veritas parece por vezes o único catalisador.

Só a sinceridade nos permite evoluir. Não prego morais (nem Morais, nem Cristos) mas penso que quando disfarçamos, adulteramos ou inventamos nos aproximamos do quadro em vez de evoluirmos para algo.

Se coleccionarmos ossos ou almas em vez de partilharmos a vida e o mundo, podemos sempre orgulharmo-nos de termos uma boa colecção. E que tal? Interessante e que fazes com isso…

Não somos prendas, que se dão para agradar. Apenas podemos ser presentes quando não nos enganamos a enganar. De outro modo, andaremos à deriva, convencidos de um rumo.

O meu egoísmo leva-me a ser sincero.

3 Comments:

Blogger CoRtO MaLtEsE said...

É exactamente isso, minha adorada LC. Perdemos a hipótese de nos ganharmos.

Um beijo,
Corto

19/5/06 18:08  
Blogger BR said...

Meu tão querido Corto:

O que leva o (INcomum) mortal a ser sincero é a consciência de que a desonestidade é devastadora: retira-nos o bom senso, rouba-nos a capacidade de reacção, atrapalha-nos na confabulação de uma e outra máscara ou mentira.

Tens toda a razão quando escreves que "a sinceridade é um risco", mas também acho que se alguém não gostar de como somos na verdade, não haverá verdade que se sobreponha a essa: "não coleccionamos ossos ou almas" e não coleccionamos pessoas.

Por isso, eu atiro as minhas piores verdades e vejo com que verdades me atiram ou tentam enganar.

Um beijo,
BR

20/5/06 14:25  
Blogger CoRtO MaLtEsE said...

Brindaremos a isso,
Corto

22/5/06 09:44  

Enviar um comentário

<< Home