sexta-feira, julho 14, 2006

Cartilha de Corto para as boas pessoas

Conselhos às boas pessoas:
  1. Usualmente as boas pessoas tentam causar sensações agradáveis nos outros. A tentativa de que todos gostem de si provoca com frequência sorrisos amarelos, um esgar a meio caminho que fica sempre a dar a nítida noção de se estar perante um idiota. Devemos tentar a postura séria descontraída e rir apenas quando temos vontade ou quando seja mesmo diplomaticamente aconselhável;
  2. Não julguem os outros à vossa imagem. Não digo que não se possa confiar nas pessoas, mas aprendam a perceber quando o podem fazer. A redução do erro nos julgamentos efectuados é essencial, como é óbvio (eu sei que numa qualquer intervenção não se deve dizer que é óbvio);
  3. A sinceridade é uma pulsão a satisfazer para os bonzinhos. Como em qualquer outra, devemos satisfazê-la mas sem exageros. Isto não é detestável? Quando as pessoas emitem opiniões que consistem em dizer "vê lá se não exageras..." - dá para tudo e não diz nada;
  4. Não fazer demasiadas concessões. Esta será talvez a parte mais difícil. O pensamento é sempre "Não me custa nada, por que é que hei-de ser antipático?". Esta acessibilidade, característica de almas nobres é quase sem excepção encarada como falta de personalidade e normalmente, como nos sindicatos, a seguir à mão vem o braço; e
  5. Mais importante, apesar de toda e qualquer lição não deixem de ser boas pessoas.

E como a minha avó dizia, oiçam este rapaz, façam o que ele diz, não façam o que ele faz (acabo de me levantar porque a minha chefe me pediu para lhe ir buscar uns documentos à impressora).

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Great site lots of usefull infomation here.
»

12/8/06 01:21  

Enviar um comentário

<< Home